segunda-feira, 18 de outubro de 2010

6ª Conferência Jaime Wright - 2010

Realizada a abertura da 6ª Conferência e Prêmio Jaime Wright de Promotores da Paz e Direitos Humanos, integrando as comemorações dos 83 anos do Colégio 2 de Julho (C2J). O evento acontece até o dia 20, com palestras no período da tarde, conferências noturnas e culminando com a premiação na noite de encerramento. 

JAIME WRIGHT E A FUNDAÇÃO 2 DE JULHO
Em dezembro de 1976, na Biblioteca do Colégio 2 de Julho, o Reverendo Jaime Nelson Wright cria a Fundação 2 de Julho, tendo o reverendo Josué da Silva Mello, como primeiro presidente. O ilustre pastor presidiu essa histórica reunião, como procurador da “Comission on Ecumenical Mission and relations of the United Presbyterian Church in the United States of América”.
Nesse ato, é dado a nobre destinação de ser colocado à disposição da sociedade baiana, dando continuidade aos programas educacionais do Colégio 2 de Julho, marco de mais uma etapa de um sonho iniciado pelo casal Peter Garret Baker e Irene Hight Backer.
Neste processo destaca-se a atuação do Reverendo Jaime Wright, que se notabilizou no Nordeste e Sul do País como co-promotor do grupo Clamor na intransigente luta pela defesa dos Direitos Humanos, no auge da ditadura militar. O Reverendo Wright, também participou da fundação da CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço, entidade com brilhantes serviços prestados na luta social, com sede em Salvador.
Conferência e Prêmio
Em face das diretrizes filosóficas e pedagógicas que orientam os princípios da Fundação e de suas entidades mantidas, Colégio 2 de Julho e Faculdade 2 de Julho, e ainda, considerando-se a preocupação destas entidades com o estabelecimento da justiça, de plena cidadania, bem como a importância de registrar para as gerações futuras exemplos de vidas dedicadas à construção da paz e da conquista plena dos direitos humanos, resolveu o seu Conselho de Curadores, acolhendo a proposta da Faculdade 2 de Julho, instituir a Conferência e o Prêmio Jaime Wright de Promotores da Paz e dos Direitos Humanos.
Criado com o objetivo de criar um fórum de debates em torno de tão importante tema, envolvendo ilustres pessoas de todo o país que estejam comprometidas com a criação de uma sociedade onde se viva em Solidariedade e Paz, ficou definido que o evento acontecerá anualmente, encerrando-se com a outorga do Prêmio Jaime Wright, a ser conferido a pessoas e entidades que mereçam destaque por suas atividades e que tenham contribuído significativamente para a sociedade baiana na promoção e defesa de uma Cultura de Paz e dos Direitos Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário