terça-feira, 25 de agosto de 2009


Pela segunda vez consecutiva, a Faculdade 2 de Julho recebe o Prêmio Iberoamericano de Honra à Excelência Educativa, a mais importante distinção internacional outorgada anualmente aos mais prestigiados profissionais e instituições líderes da educação, ao se destacarem em suas respectivas especialidades e países na tarefa de formar homens e mulheres de excelência.

A premiação acontece durante a realização do VI Congresso Iberoamericano, que tem como tema nesta edição 2009 “Educando para o êxito e famílias felizes”. O evento reúne representantes de 23 países de 25 a 29 de agosto de 2009, no Delfines Hotel & Casino, em Lima, no Peru.

Cerca de 1200 expoentes da educação dos 23 países que compõem o grupo se reúnem para compartilhar conhecimentos, experiências e resultados de investigações e estudos que serão base para construir o novo Sistema Educativo Iberoamericano. A Faculdade 2 de Julho está sendo representada pelo diretor geral, o professor Josué Mello, que, inclusive, ministra palestra sobre Educação e Direitos Humanos, tema da Conferência Jaime Wright deste ano, evento anual realizado pela Faculdade e que acontece de 21 a 23 de outubro.

O VI Prêmio Iberoamericano de Honra à Excelência Educativa conta com o apoio da Fundação Dharma (Espanha), Centro de Estudios Iberoamericanos para La Educación e La Cultura (Argentina), Instituto Nacional de Cultura (Peru), Asociación Latinoamerica de Integración (Uruguay), Organización de Los Estados Americanos, Parlamento Andino (Equador), Colegio de Doctores en Educación (Peru), entre outras instituições renomadas, como a Unicef.
Em 2008

No ano passado, quando a Faculdade 2 de Julho conquistou o Prêmio Iberoamericano de Honra à Excelência Educativa, o professor Josué Mello também foi homenageado e recebeu o Troféu de Honra à Excelência Educativa, o título de Mestre em Gestão Educativa de Iberoamérica, o título de Doutor Honoris Causa de Iberoamérica e as devidas condecorações de honra pelos seus mais de 40 anos dedicados à excelência na educação. A premiação de 2008 ocorreu durante a realização do IV Congresso Iberoamericano - Formando seres humanos prósperos, saudáveis e felizes, de 5 a 9 de agosto, no Hilton Colon Guayaquil Hotel, no Equador.

O evento contou com o apoio da Unesco, Educación para la paz y la comprensión internacional (Argentina), The City University of New York (Estados Unidos), Secretaria de Estado de Educación Superior y Tecnologia (República Dominicana), Colégio de Doctores en Educación (Peru), Ministerio de Educación (México), entre outras instituições renomadas.

A Faculdade 2 de Julho sente-se honrada com o reconhecimento internacional e reafirma a sua busca constante em excelência e qualidade no ensino superior e divide com todos que fazem parte da sua trajetória (estudantes, professores e funcionários) a felicidade de ser uma instituição referência para todos os países iberoamericanos.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009


A Assessoria de Comunicação (Ascom) da Faculdade 2 de Julho seleciona estagiários.
Para se inscrever é necessário que o estudante esteja cursando entre o 4º e o 6° semestres dos cursos de Jornalismo ou de Propaganda & Marketing da Faculdade 2 de Julho.
O candidato deve encaminhar currículo no corpo do e-mail (não anexado), com nome completo, data de nascimento, semestre, telefones de contato e e-mail, com linha de assunto "Estágio na Ascom".
Os candidatos aprovados serão selecionados a partir dos seguintes critérios:
Qualidade do texto (objetividade, concisão, clareza, fluência e elegância),
Habilidade de comunicação oral e com ferramentas digitais,
Desempenho acadêmico,
Criatividade.
A seleção constará das seguintes etapas:
21/08 – data limite para inscrição
24/08 – produção de texto em local a ser divulgado oportunamente no site da instituição e dinâmica de grupo, com entrevistas posteriores, se necessário
27/08 - resultados finais no site da Faculdade
31/08 - início do estágio

E-mail ascom@f2j.edu.br até o dia 21 de agosto.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009


O professor Sebastião Heber relança o livro “Irmandade da Boa Morte e o ícone ortodoxo da dormição de Maria” (3ª Edição), no dia 14 de agosto, às 10h30, na Câmara de Vereadores da cidade de Cachoeira. Logo após o vice-prefeito de Salvador, Edivaldo Pereira de Brito, ministra uma palestra com o tema As Irmandades como lugares de preservação da identidade e da cultura negra.
O antropólogo, professor da Faculdade 2 de Julho e da Uneb, já publicou outros livros relacionados à Irmandade como: "Boa Morte: das memórias de Filhinha às litogravuras de Maragogipe” (publicação da Faculdade, com apoio da Uneb e da Câmara de Vereadores de Cachoeira) , "Turismo e Interpretação do Patrimônio: Uma abordagem comunitária” e “Imagística de Cachoeira – Ilá Deleci”.
A festa de Nossa Senhora da Boa Morte, em Cachoeira, completa 189 anos. Uma tradição que começou em Salvador e teve continuidade no Recôncavo, na cidade de Cachoeira, a 121 km da capital baiana. A Irmandade da Boa Morte é composta por 23 mulheres negras, acima dos 45 anos. Elas cumprem diversas obrigações públicas e outras secretas durante os dias do festejo, que teve início no sábado (8) com a Esmola Geral, ritual de sair pelas ruas arrecadando donativos, com o objetivo de ajudar a cobrir os gastos com a festa.
Também na sexta-feira (14), após a procissão noturna da Irmandade, será exibido o documentário Vida na Boa Morte, produzido pela TV Educativa na Bahia. A sessão é aberta ao público, um telão será armado no Palanque do Jardim do Faquir. O dia solene da festa é o sábado (15), com missa às 10 horas na Igreja Matriz, seguida da tradicional procissão em louvor a Nossa Senhora da Glória. A missa e a procissão serão transmitidas ao vivo pela TV Educativa, canal 2, para toda a Bahia.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Lei Maria da Penha


Com o objetivo de criar mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, foi criada a Lei Maria da Penha, que hoje (7) comemora três anos de promulgada. Um avanço no combate à violência contra a mulher no Brasil, que é considerada pela Lei uma das formas de violação dos direitos humanos.
O nome é uma homenagem à biofarmacêutica Maria da Penha Maia, que lutou durante 20 anos para ver seu marido, o professor universitário Marco Antonio Viveros, condenado. Ele tentou matá-la duas vezes. Na primeira, deixou-a paraplégica, após dar um tiro em suas costas enquanto ela dormia. Na segunda, tentou eletrocutá-la. O caso foi levado para a Comissão Interamericana dos Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), e o agressor só foi preso em 2002.
Na Faculdade 2 de Julho, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) realiza atendimento especializado para mulheres vítimas de agressão. A iniciativa referenda os princípios da Faculdade, principalmente de respeito intransigente aos Direitos Humanos. O advogado Ruivaldo Macedo Costa atende todas as quintas, das 14 às 18 horas, gratuitamente. No Núcleo, há o agendamento de conciliação, encaminhamento à Justiça e acompanhamento processual.
A profa. Cássia Carneiro, Coordenadora do curso de Direito, foi convidada para uma entrevista tendo como tema a lei Maria da Penha, no programa Totalmente Você, da rádio Itaparica FM, na próxima quinta-feira (13). Não percam o programa que começa às 12 horas, com apresentação de Denise Magnavita e produção de Gabriel Tavares e Fagner Abreu.

Leia no site da F2J artigos da profa. Cássia Carneiro sobre a Lei Maria da Penha.