terça-feira, 24 de agosto de 2010

A Faculdade 2 de Julho apresenta como tema, para esta terceira edição do Congresso de Comunicação Social e Políticas Culturais (PoliCom), Novos Olhares sobre a América Latina. O evento será realizado de 25 a 27 de agosto e reúne estudantes, pesquisadores, produtores, críticos e estudiosos de cultura, através de grupos de trabalho, debates, palestras, mesas redondas, exibição de filmes, várias atividades que se convergem para a discussão da produção documental, políticas de mercado, refletir a estética e a produção e recepção cinematográficas da América Latina.




Integram a programação do evento os realizadores Claudio Marques e Marília Hughes, premiados semana passada no Festival de Gramado, com o curta Carreto. No PoliCom eles participam com o curta Negô Fugido, também premiado em festivais de cinema. O cineasta Geraldo Sarno, por motivos de ordem pessoal, teve a participação cancelada. A diretora Ceci Alves exibirá o curta Doido Lelé, premiado internacionalmente; Bernard Attal participa com o filme Os Magníficos; Eryk Rocha, filho de Glauber Rocha, com Os Pachamamas. Toda a programação pode ser conferida aqui.



As inscrições estão abertas e podem ser feitas no Serviço de Atendimento ao Estudante.



Participe conosco da reflexão em torno da nossa cultura e venha para o III PoliCom. Busquemos juntos uma identidade, cantemos nossa América em uníssono.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Cineastas premiados em Gramado participam do Policom 2010

O PoliCom 2010, que acontece de 25 a 27 de agosto, tem como tema nesta edição, Novos Olhares sobre a América Latina. Na programação, nomes de peso do cinema nacional, como o cineasta Geraldo Sarno, que recebeu no domingo passado, o Prêmio Especial do Júri no Festival de Gramado, com o filme O último romance de Balzac.

Sarno é o autor de um clássico do cinema documental brasileiro, Viramundo (1965), sobre a migração nordestina para São Paulo. Ele participa, na sexta (26) , das 14 às 18 horas, do Cine Documentado, com o filme Tudo isso me parece um sonho. Também nesse dia, o cineasta integra a mesa de debate sobre O Documentário na América Latina: presente e futuro, dividindo a mesa com o cineasta Eryk Rocha, diretor do filme Pachamama, que também será exibido no PoliCom.

Carreto, filme de Claudio Marques e Marília Hughes, levou o Kikito de Melhor Curta Metragem Nacional. No PoliCom, o casal apresenta o filme Nêgo Fugido, integrando o Cine Curtas em Debate, dia 25, às 15h30.

O PoliCom 2010 está imperdível! Em breve você vai acompanhar aqui no site e nas redes sociais toda a programação do evento.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Livro de Sebastião Heber será lançado no dia 15 de agosto


Os estudantes e interessados em prestigiar o lançamento do livro “Irmãs do Cajado – A Boa Morte de São Gonçalo dos Campos”, do antropólogo Sebastião Heber Vieira Costa, professor da instituição, que acontece no sábado, 15 de agosto, na cidade de São Gonçalo dos Campos, já podem se programar.

A saída acontece às 7 horas da manhã do Hotel da Bahia, ao lado do Campo Grande, com volta prevista para às 16h30 e a organização está a cargo de Girnil, estudante de Jornalismo, no período noturno, na sala IG-6.

Após a solenidade, que ocorre na Igreja Matriz, às 10 horas, os estudantes vão poder conhecer mais sobre esta tradição centenária e presenciar a procissão com a imagem de Maria assunta aos céus, agora na Glória, que teve uma “boa morte”.

As integrantes da Irmandade sempre vieram dos segmentos mais simples da sociedade. Trabalhavam por conta própria, como vendedoras ambulantes de doces, fato e acarajé, negociavam com ouro em Cachoeira e muitas viviam da lavoura fumageira ou eram charuteiras. Há objetos sagrados que identificam a Irmandade: O Cajado (que já é centenário), conforme a tradição oral das irmãs e que é levado pela presidente da festa; o Baú (simbolicamente contém as doações para o evento); e os Livros, onde estão registrados os nomes das pessoas que contribuem financeiramente, e que se tornaram uma rica fonte de pesquisa histórica. Pode-se ver na representação do Cajado uma alusão simbólica à Nossa Senhora que, como rainha, teve um cetro e uma coroa.

"As Irmandades representam estratégias de sobrevivência de uma tradição cristã-católica e respondem pela expansão do Catolicismo entre as camadas mais populares da sociedade. Essa Irmandade é um sinal concreto dessa persistência e busca, como detentora dessa crença e devoção, além de ser a guardiã dessa rica tradição", explica o professor.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Cláudio Nigro ministra oficinas de roteiro na F2J

A Faculdade 2 de Julho, em parceria com a Casa de Cinema da Bahia, realiza dois cursos de roteiro para cinema, com o escritor e roteirista Cláudio Nigro. As inscrições já estão abertas, estudantes da Faculdade têm 10% de desconto e também concorrem a quatro bolsas em cada um dos cursos.

Para concorrer às bolsas é necessário enviar um e-mail para oficinascasadecinema@yahoo.com.br , informar a oficina de interesse e anexar o currículo e um texto de ficção, de criação própria, duas laudas, fonte Times New Roman, 12, tema livre. O prazo para envio é até esta sexta, 6 de agosto.

Sobre as Oficinas:

1-Sede de Sangue: Thriller, Noir e Terror - O Medo e o Suspense no Cinema (30 vagas)

  • De 9 a 13 de agosto, das 19 às 22 horas
  • Conteúdo: Mecanismos narrativos típicos; truques e segredos para criar suspense e tensão; símbolos e arquétipos do terror; a diferença entre uma estrutura policial e o thriller americano; o que é um filme noir ; Inovações do gênero; do trash à sofisticada mitologia dos vampiros
  • Público-alvo: estudantes, profissionais e interessados das seguintes áreas: comunicação, rádio e TV, cinema e literatura.
  • Cronograma:
  • Inscrições para as bolsas: Até 06/08/10
  • Local: Capela – Faculdade 2 de Julho - Avenida Leovigildo Filgueiras, n° 81, Garcia
  • Carga Horária total: 15h
  • Investimento: R$ 250,00 (duzentos e ciquenta reais), que pode ser divido em entrada + 1 parcela

2-Narrar por imagens: A adaptação literária para o cinema

  • De 16 a 20 de agosto, das 19 às 22 horas
  • Conteúdo: A força e a linguagem das imagens; a profunda relação entre literatura e cinema; a gramática cinematográfica; a utilização do voice-over
  • Público-alvo: estudantes, profissionais e interessados das seguintes áreas: comunicação, rádio e TV, cinema e literatura
  • Inscrições para as bolsas: Até 13/08/10
  • Local: Capela – Faculdade 2 de Julho - Avenida Leovigildo Filgueiras, n° 81, Garcia
  • Carga Horária total: 15h
  • Investimento: R$ 250,00 (duzentos e ciquenta reais), que pode ser divido em entrada + 1 parcela

Sobre o ministrante:

Cláudio Nigro é paulistano, radicado em Florença, reside em Roma, sempre viajando pela Europa e Brasil profissionalmente. Escritor, roteirista, doutor em Literatura Comparada pela Universidade La Sapienza de Roma e formado pela Nuova Universitá del Cinema como diretor de cinema. Trabalha há mais de 17 anos com televisão e cinema, sendo roteirista da RAI italiana, autor de varias peças de teatro e colaborador de revistas literárias. Além disso, leciona roteiro, comunicação e estética em escolas e universidades no Brasil e na Europa.

Mais informações: (71) 8288-5132 Ximena Dantas / (71) 9239 5589 Lázaro Faria / (71) 3266-1243 Casa de Cinema da Bahia